O que é um ipad e para que serve?

Chegou ao meu conhecimento que o título que usei nesta matéria é extensamente pesquisado no google atualmente.

O ipad da Apple Inc além de nos trazer um novo tipo de aparelho também trouxe uma enxurrada de dúvidas. Vou começar esclarecendo um erro básico, a classe de dispositivo a qual o ipad pertence se chama tablet, tenho ouvido por aí “o ipad da motorola” ou “o ipad da samsung”. Ipad é uma marca de tablet e não um tipo de produto, basicamente por ter sido o primeiro tablet, o nome acabou se tornando uma referência ao conceito, como por exemplo alguns chamam lâmina de barbear de gillete ou esponja de aço de bombril, por serem os fabricantes mais famosos destes produtos.

Desfeito o engano e sabendo que há vários tablets a venda produzidos por várias marcas e que o famoso ipad da apple é só mais um deles, vamos refazer a pergunta do título; o que é um tablet e para que serve?

O QUE É?

Podemos numa definição daquelas de livro escolar dizer que o tablet é um dispositivo que se situa entre um smartphone e um netbook. Indo mais adiante podemos afirmar que é um computador em forma de prancheta com tela entre 7 e 10 polegadas sensível ao toque e sem teclado (usa-se teclado virtual na tela), algo como um iphone gigante. Todos os tablets possuem conexão sem fio (wi-fi) e alguns usam conexão 3g. Porque entre smartphone e netbook? Basicamente diferente do smartphone pois não faz ligações telefônicas e diferente do netbook por não possuir teclado, por isso a afirmação de estar a meio caminho entre os dois. A espessura é um detalhe característico também, todo tablet de respeito deve ser “fininho”.

Bem, esta era a pergunta fácil de responder, vamos a perguntas não tão fáceis de responder.

PARA QUE SERVE?

 Boa pergunta caro leitor, muito boa.

Assim que os tablets saíram a opinião geral mais aceita é que seriam “livros digitais”, devido ao formato e tela, portanto naturalmente aptos para a função de se ler documentos digitais em pdf e outros formatos existentes. Os tablets cumprem maravilhosamente esta função pois não dá para ler livros digitais, documentos e apostilas com o pc de mesa ou notebook todo enrolado no sofá ou em pé no ônibus ou metrô. Mas a coisa não parou por aí, como as tablets tem conexão com a internet, o propósito de ler acabou ficando em segundo plano, e as maravilhas modernas e queridas da geração digital invadiram os tablets: e-mails, redes sociais (sempre elas), audio, vídeo e até fotos (maioria possui câmera).

 O QUE ESPERAR E O QUE NÃO ESPERAR

Antes de comprar um tablet leve em consideração algumas coisas e veja se serve para você.

Primeiro de tudo, devio ao porte fino, ultra leve e portátil os tablets são limitados quanto a capacidade de processamento e armazenamento, na prática isso quer dizer que você não poderá instalar coisas “pesadas” como photoshop por exemplo. Outro ponto é, se você precisa fazer uso constante de cd’s ou dvd’s esqueça, não há uma unidade de cd rom nos tablets. Sua coleção de música de 100 gigas mas 200 gigas de filmes? Saiba que o armazenamento máximo é de até 64 gigas, o que atende perfeitamente o estilo “leve o essencial”.

Poxa senhor editor, então os tablets são ruins?

Calma, vamos ao outro lado da moeda. Todos os tablets possuem a disposição uma infindade de aplicativos e jogos, alguns específicos para eles, outros iguais aos encontrados nos pc’s (um exemplo clássico é o navegador firefox da mozilla, idêntico ao do pc). Os tablets contam com lojas de aplicativos, onde literalmente milhões de programas grátis e pagos podem ser baixados, um ecossistema vasto de aplicativos que vão desde suítes de produção (leia-se word, excel e powerpoint), passando por tocadores de mídia (áudio e vídeo) até coisas realmente únicas como programas de dietas, horóscopo, medidores de desempenho durante exercícios (citei este em homenagem ao amigo josé augusto) e até mesmo aplicativos engraçados ou inúteis como simulador de sons de arroto e outras grosserias. Programas que certamente podem atender as pessoas com os mais variados estilos de vida, as vezes aplicações únicas que não podem ser encontradas em computadores ou notebooks.

Para se ter ideia da variedade de aplicativos e estendendo um pouco o assunto, temos programas de todas as ciências, até mesmo astronomia, leitores de notícias, clima, instrumentos musicais como piano e guitarra que podem ser tocados na tela etc etc. Não tenho como citar aqui a vastidão de programas que existem, e esse é um diferencial muito bacana dos tablets. Então antes de comprar pense no seu estilo de vida, nas funções que gostaria de ter, e decida se é ou não para você.

SISTEMAS OPERACIONAIS DOS TABLETS

Outro engano deve ser desfeito aqui, as vezes sou abordado por pessoas que sabem que trabalho com tecnologia e ouço a seguinte pergunta “quanto custa um tablet android”.

Android neste caso não é um tipo nem tampouco uma marca de tablet, e sim o sistema operacional do aparelho. Assim como o computador o tablet precisa de um sistema operacional para funcionar. Na maioria dos casos o que temos em casa no computador é o windows da microsoft. No caso dos tablets essa não é bem a realidade.

Temos o android, sistema operacional desenvolvido pelo google dominando o mercado de tablets. Ele é usado por motorola, samsung e sony dentre outros fabricantes grandes. Depois temos o IOS da apple que é exclusividade do ipad. A seguir vem o windows 7 para tablets usado em alguns tablets da hp. A hp também fornece seu próprio sistema operacional em alguns de seus tablets, sistema esse chamado WebOS e por fim a RIM, fabricante dos famosos smartphones blackberry que equipa seu tablet chamado playbook com um sistema operacional próprio da empresa.

Seja qual for o sistema operacional os tablets vieram para ficar e para mudar de vez a computação pessoal, tornando-a de fato pessoal, tanto pela fácil portabilidade, quanto pelo fato de poderem ser adaptados aos mais diversos usos e estilos de vida. Eles estão entre nós, trazendo divertimento, informação, conectividade e produtividade em lugares antes impossíveis de se imaginar.

Serve para todos? Substitui o notebook? Substitui o pc? É melhor que smartphone? Isso depende do uso e da necessidade de cada um e não me atrevo a responder por todos aqui. O que digo é, se não é uma substituição, pelo menos é uma bela adição tecnológica a coleção dos fãs de tecnologia.

Termino dedicando esta matéria a sharlleny minha namorada que foi quem me sugeriu fazê-la. (sim sou nerd e tenho namorada, e daí?).

Fábio Domingos da Silva
Co-Fundador e Editor PDNs

65 ideias sobre “O que é um ipad e para que serve?

  1. Fábio,
    entendi sua explicação, certamente devido ao seu conhecimento e clareza. No entanto, quero lhe perguntar ainda umas coisas: se o meu interesse em ter um tablet se prende ao fato de ter em mãos um dispositivo “conectado com a internet” mas fácil e rápido de manusear/digitar do que um celular com internet e ao mesmo tempo menor que um laptop, este dispositivo seria um tablet?
    A vantagem de ter um tablet nas mãos em vez de ficar carregando um laptop é só o tamanho, peso já que a capacidade de armazenagem é menor?
    Qual o melhor sistema operacional existente nos tablets e smartphones? Porque?
    Se você pudesse orientar a aquisição de tablets, qual a regra de ouro a ser observada? Pensei em ter um tablet para mais facilmente enviar e receber e-mails e anotar coisas importantes do meu dia e agenda, além de poder digitar documentos e encaminhá-los. Estou pensando corretamente ou é uma bobagem adiquirir um tablet por estas razões?

    • olá neida, obrigado por seu interesse em nosso portal. uma regra básica é, não acredite em milagres, um tablet de 299 reais é claramente uma falsificação chinesa e se a tela de toque funcionar, será um milagre. seu pensamento quanto a praticidade é correto e no seu caso cujo principal foco é o acesso a internet, certifique-se que o tablet possui tecnologia 3g e não apenas wi-fi (na qual você depende de redes sem fio ao alcance do aparelho). os sistemas operacionais são o IOS da apple que equipa os ipads, o android do google, presente em centenas de modelos e o novato windows 8 da microsoft. A favor do ios a velocidade do sistema e sua beleza, a favor do android os milhões de aplicativos grátis e a favor do windows o fato de você já o conhecer do seu computador, o que dá a sensação de “estar em casa”. eu pessoalmente uso android pelo custo/benefício. Repetindo, sua idéia de mobilidade no dia-a-dia é exatamente o foco dos tablets.

  2. Ótima explicação,E Quanto a questão de um nerd ter namorada,Olha Xuxa Morena,Faustão Magro..Não me surpreendo com mais Nada!
    kkkkkkkkk Obrigado Valew pela explicação.

  3. Perfeita sua explicação, sou totalmente leiga e estava buscando entender um pouco dessa tecnologia q muda a cada segundo. Valeu!!!! Ser nerd hoje não tem mais aquele sentido pejorativo de antigamente. Os jovens (não incluo aqui aqueles fúteis e vazios) aprendeu a respeitar as pessoas q gostam de ler e saber sempre mais. Continue assim, está no caminho certo e parabéns para sua namorada, ela tem um garoto de ouro.

  4. Comentário objetivo e inteligente. Precisamos de gente bem informada e que saiba expor seus conhecimentos com essa clareza. Parabéns e obrigada pela ajuda. Valeu muuuuiiiitttoooo!!!!

    • Particularmente falando do novo da apple, chamado por muitos de IPAD 3 e pela apple apenas de novo IPAD, eu não compraria pois a pouca diferença para o anterior IPAD 2 não justifica o aumento significativo de preço, em se tratando da realidade do mercado brasileiro.

  5. adorei a informação descomplicada ,algumas perguntas. Goste de ler e ouvir musica e fiquei sabendo ,não se é verdade que posso navegar por exemplo por museus, bibliotecas , por isso estou querendo comprar é verdade e qual o melhor??e parabéns pela namorada .

  6. adorei a informação descomplicada ,algumas perguntas. Goste de ler e ouvir musica e fiquei sabendo ,não se é verdade que posso navegar por exemplo por museus, bibliotecas , por isso estou querendo comprar é verdade e qual o melhor??e parabéns pela namorada .

    • começando com a parte fácil sim, há museus e bibliotecas online acessíveis via tablet um bom exemplo é o google art project que dá acesso a museus, imagens famosas, artistas e permite a criação de galerias do usuário, confira em: http://www.googleartproject.com/pt-br/
      a parte complexa agora, qual o melhor. Para mim o melhor combina preço com funcionalidade, o IPAD da apple famoso por ser o primeiro é muito bom realmente e tem o visual mais bonito do sistema, no entanto é caro demais. outra coisa a se levar em conta é a tela, se de 7 ou de 10 polegadas.
      como escolha eu recomendaria o samsung galaxy tab 2, sai em média por mil reais, tela de 7 polegadas, tem 3g e 16 gigas de espaço interno que dá para levar boa parte, senão toda sua coleção de música. para mim no momento o melhor custo/benefício do mercado. obrigado pelo comentário e por seu interesse em nosso portal.

  7. Sr. Fábio, eu sou corretor de imóveis e tenho dezenas de apresentações dos empreendimentos que vendo, (fotos, históricos sobre os imóveis e tabelas de preços), em meu notebook, o famoso e-mail marketing. Bom, eu quero saber se um tablet armazena essas informações e se com ele posso enviar essas informações aos meus clientes.

    • quanto ao envio de e-mail todos os tablets possuem esta função. a questão é, se você deseja enviar seus e-mails de qualquer lugar, escolha um modelo que possua conexão 3G. O tablet armazena todo tipo de informação, quanto a isto sem problema, mas se além de enviar você desejar mostrar suas apresentações e planilhas no próprio tablet (fotos todos mostram), terá de instalar uma suíte de produtividade (leia-se word, excel e powerpoint com outros nomes) como por exemplo o documents to go para android. Se desejar mais portabilidade escolha um modelo com tela de 7 polegadas ao invés de 10. apenas como referência deixo como sugestão o ipad 2 da apple, um tanto mais caro e como alternativa mais acessível o galaxy tab da samsung. abraço e obrigado pelo interesse em nosso site.

  8. Olá Fàbio , obrigada pelos esclarecimentos , gostaria de mais algumas respostas.
    Sou professora estou em dúvida entre o apple 2 e o galaxy 7 polegadas.
    1-Preciso montar o powerpoint neles.
    2-É possível ou apenas faz leitura da apresentação em pdf?
    3-Os dois conectam pendrive e gravador de dvd?
    4-Nos dois é possivel baixar vídeos do youtube e imagens?
    5-Quanto aos jogos pedagógicos , existe um com mais possibilidades do que o outro?
    6- li algo sobre função de leitura com voz e escrita manual com a caneta.Poderia escalrecer?
    Muito obrigada , aguardo resposta.

    • obrigado pela atenção a nosso site, e vamos aos seus pontos:
      1- em ambas as plataformas é necessário a instalação de uma suíte de escritório (word, excel e powerpoint), sendo o mais famoso o documents to go que funciona em ambos.
      2 – em nenhum dos dois há entradas usb para pendrives ou gravadoras externas.
      3 – ambos baixam imagens normalmente, sendo que o apple não executa videos do youtube por não possuir o complemento flash player, neste caso ponto para o galaxy com android.
      4 – quanto a jogos pedagógicos vitória disparada da apple que investe bastante no segmento educacional, no entanto prepare o cartão de crédito pois os bons aplicativos educacionais da apple são vendidos, embora não sejam caros.
      5 – a leitura com voz, conhecida como text-to-speech (texto para fala) é possível em ambos, e nos dois casos é necessário comprar o aplicativo para tal. o mesmo vale para escrita na tela com uma caneta especial.
      ambas as lojas tem bons aplicativos grátis para o que você deseja, mas os pagos são realmente superiores, abraço e qualquer dúvida estamos aí.

  9. Sobre ‘basicamente por ter sido o primeiro tablet, o nome acabou se tornando uma referência ao conceito…’ antes do Ipad eu lembro bem que a Amazon tinha um leitor de e-books e existia o kindle que não sei se tem relação com a Amazon mas isso pra mim já era um tablet. Muitos sites do Brasil falaram que o ipad ia servir basicamente para fazer o mesmo, só que além disso ia permitir acessar a internet e também passar tempo com jogos e ter acesso a alguns recursos da Apple (itunes, etc etc).

    Quanto ao resto do artigo, ficou muito bem explicado. Cheguei ao tema por querer entender mais do ipad rsrsrsrs, mesmo já sabendo de como ele é e como funciona, eu queria uma segunda opinião rsrsrs. Sucesso e parabéns.

    • obrigado pelo interesse no site. não podemos chamar os primeiros e-readers ou leitores de livros digitais de tablets por serem praticamente monotarefa, no caso somente para leitura. no caso dos tablets há uma outra gama de funções. Em comum com os tablets estes leitores tinham e tem o formato e a espessura apenas e claro a função de ler livros digitais.

  10. Fabio, parabéns, foi a informação mais didática que encontrei na internet com relação a tablets.
    Ainda fiquei com algumas duvidas, que se referem ao uso do tablet em sistemas administrativo/comercial.
    Por exemplo, em aplicações do tipo que se vê em restaurantes substituindo o cardápio e para fazer os pedidos.
    Nestes casos, a aplicação é desenvolvida na web através de linguagens tradicionais (html,php,asp.net,…) e o tablet simplesmente serve como a conexão com a internet? Ou posso ter soluções desenvolvidas e armazenadas no próprio tablet, com banco de dados e tudo, que podem ou não estar conectada a web?
    Obrigado

    • na maioria dos casos o que se vê é uma aplicação hospedada em um servidor local e acessada via tablet através de uma interface web (leia-se navegador), estando o tablet conectado via internet ou rede local sem fio (wi-fi). Quanto a questão do banco de dados, todo computador pode ser programado para isso, mas no caso dos tablets creio ainda ser uma realidade distante devido a questão do espaço disponível e também por este tipo de aplicação geralmente consumir bastante processamento. Quanto a soluções desenvolvidas para o próprio tablet, acredito que estamos caminhando para isso, pois a cada dia o mercado mobile atrai mais programadores jovens e também experientes. obrigado pelo interesse em nosso site.

  11. oi eu quero com prar um tablet ou um ipad mas estou com duvidas, aminha finalidade é que eu possa digitar algumas planilhas acessar internet,mandar e-mail,armazenar fotos e filmagem e fazer algumas anotações vc pode me indicar algum obrigado.

    • quase todos os tablets possuem estas funções tatiane, se você quer internet em todo lugar e não só em casa compre um que tenha acesso 3G. Recomendados para você ipad da apple, galaxy tab da samsung ou motorola xoom. obrigado pelo interesse em nosso site.

    • no caso dos tablets com wifi, você dependerá de que exista algum roteador sem fio por perto para que possa navegar. Sobre o 3G as operadoras tem cobertura nacional, então funcionará, apenas verifique seu plano com a operadora, algumas cobram a mais por acessos durantes viagens.

  12. Fabio bom dia,
    Acabei de comprar um ipad 4 e gostaria de saber que aplicativos poderia utilizar para desenho. Sou arquiteto e também faço artes plasticas.Obrigado pelas informações anteriores, esclareceu muita coisa.

  13. gostei do esclarecimento porem gostaria de saber a diferença entre tablets e smartphone ja que eu trabalho com planilhas de custo e estoque na empresa. E qual seria a utilidade do milestone da motorola 3

    • os tablets não fazem ligação como um smartphone, porém possuem mais processador, memória e capacidade de armazenamento significantemente maior. tomemos como exemplo seu milestone 3, lançado em 2011 ele utiliza android 2.3 enquanto que os tablets modernos contam com a versão android 4, seu espaço interno é de 16GB. ao passo que alguns tablets contam com 64GB de espaço. É um excelente telefone com tela de 4 polegadas mas não apresentará as mesmas funções de um tablet de ponta. ainda quanto a seu uso para escritório, creio que você achará bem mais confortável trabalhar numa tela maior.

  14. Eu ganhei um ipad 2 mas tenho a opcao de troca-lo por um sansung.
    Tenho dúvidas pois nao sei qual seria o melhor o meu filho tambem vai utiliza-lo para
    jogos e eu para ler e navegar na internet . Existe algum app para aprender idiomas ou dicionário. Qual o senhor me indicaria? Abs

    • ambos possuem excelentes aplicativos, sendo mesmo uma questão de gosto. quanto ao aplicativo de idiomas, no site da app store há sim algumas dezenas deles, tanto grátis quanto pagos, basta conferir, não vou recomendar aqui pois não testei nenhum deles. abraço e obrigado pelo interesse em nosso blog.

  15. Caro Fabio, sou um senho de 63 anos, mas com cabeça de jovem de 20, enteressado por atualidades, até porquer sou Contador e ainda atuo no mercado e preciso utilizar todas essa tecnologias, da TI e adorei ter descoberto o seu site para poder desfrutar de todos esses esclarecimetos gratuitos.

    Obrigado meu jovem. E parabéns por ser nerd.

    Adoraria que meu filho de 23 anos fosse nerd.
    Continue nerd, só tem a ganhar
    Um grande
    Abraço

    • obrigado pelas palavras gentis. Amor por tecnologia não tem idade mas realmente me emocionei com seu comentário, graças a pessoas como você me sinto estimulado a levar o conhecimento e tecnologia a todos que puder, muito obrigado e continue conosco.

  16. porra ( força do habito ) !
    Meu caro, quero dizer que esclareceram todas as minhas duvidas
    e mais.. tu é um cara fo**.
    Eu entendi cada letra, palavra, frase.. (bem explicativo)
    Foi importante explicar cada ponto , a diferença, as vantagens
    e desvantagens de cada produto tecnologico.
    Man , é isso.

    Vlleu !

  17. Estou escrevendo um romance e mencionei a vontade de ter algo mais leve para que pudesse carregar fácil na bolsa e levá-lo para qualquer lugar e meu esposo me deu de presente um
    iPad com tela Retina Wi-Fi + Cellular 64GB –
    Adaptador de Lightning para câmera com USB
    AppleCare Protection Plan for iPad.
    este modelo servirá para escrever e para que mais?
    desculpe a minha “gonorância” e obrigada pela ajuda.
    Alena

    • desculpe a demora em responder. Em primeiro lugar seu marido tem bom gosto e te ama muito saiba.
      servirá para quase tudo que seja relativo a vida digital. com suas conexões wi-fi e 3g você poderá
      navegar na web, enviar mails, ver vídeos online, atualizar seus status em redes sociais e até baixar músicas
      e filmes direto no ipad.Indo ao site brasileiro da app store, no computador ou no ipad mesmo você irá dispor de
      milhares de aplicativos grátis e também pagos, com funções que vão desde dietas e revistas digitais, notícias e clima a
      guias literários, jogos em alta definição, simuladores e programas matemáticos. como dito no posto a variedade de
      aplicativos e suas funções beiram o infinito. Espero ter ajudado e qualquer outra dúvida entre em contato ok, muito obrigado
      pelo interesse no site.

  18. sinceramente??, foi a 1ª vez que li uma explicação tão facil de entender , até por pessoas que n entendem quase nada destas matérias. Parabens pelo seu trabalho e felicidades.

  19. Caro Fábio,
    Você é absolutamente adorável, adorei seus esclarecimentos. Simples, claros e diretos.
    No comentário da professora Luciana disse, que o iPad 2, não executa os vídeos do youtube. Estou namorando o iPad 4 gostaria de saber se ele também tem essa limitação e se há alguma outra restrição em relação a execução de vídeos.

    • o que ocorre é que os produtos da apple não contam com o flashplayer. que é um complemento necessário para a maioria dos sites de video como o youtube. fora da internet não há limitações, como por exemplo videos copiados para ele a partir de seu pc. Mesmo na internet há meios de ativar videos de sites como youtube usando outros programas de navegação com suporte a esta tecnologia.
      muito obrigado pelo seu interesse em nosso portal.

  20. gostaria que me esclarecesse duas duvidas:

    1) nao fazendo ligações e sendo apenas wifi nao preciso de chip no tablet?
    2) Nenhum tablet faz ligações?

    • olá, obrigado pelo interesse no portal e vamos as respostas:
      1) somente os tablets com 3G necessitam de chip, sendo este apenas para conexão e internet, os modelos apenas wi-fi não usam chip.
      2) nenhum tablet faz ligações. o que temos são alguns telefones com telas tão grandes que são considerados parte fone parte tablet. como é o caso do
      samsung galaxy note.

    • ainda não temos a máquina de ler o pensamento dos nossos leitores e a matéria era um apanhado geral e não uma tese professora. mas serve sim para todos os graus, inclusive com um programa que permite montar seu próprio curso com as disciplinas que quiser, áudio, vídeo e apresentações.
      dirija-se para http://www.apple.com/br/education/itunes-u/ e dê uma lida atenta, deve sanar todas as suas dúvidas. mas como dito é realmente completo para a arte de ensinar.
      obrigado pelo interesse em nosso portal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>