Tutorial Linux – Instalando programas windows no linux com Wine

Muitos de nós ao migrar do Windows para o Linux sofremos um problema comum, apesar de toda aplicação para Windows possuir uma semelhante ou de mesma função para Linux, acontece que alguns simplesmente não conseguem se adaptar ou não tem a mesma qualidade, neste tutorial mostraremos um interessante programa para Linux chamado Wine, com ele podemos executar programas e jogos para Windows no Linux, sim você não leu errado games também.

Será utilizada a distribuição Linux Slackware, vamos baixar a versão para slackware no link identificado no final deste tutorial, você encontrará pacotes para todas as distribuições atuais de linux Ubuntu (sim ubunteiros comemorem), Debian, Red Hat e filhos (Fedora e Centos), Suse, Mandriva, FreeBSD, PC-BSD e todos os sabores do solaris.

Clique na versão desejada, eu optei pela versão 1.3.25 já que as outras ainda estão em teste, clique na versão desejada e na página seguinte escolha i486 se seu slackware for 32 bits ou x86_64 caso seu slackware seja de 64 bits. Vamos baixar o wine-1.3.25-i486-1sg.txz versão para 32 bits.

A instalação em ambiente slackware de 64 bits é assunto para outro tutorial, como todo pacote pronto para slackware que venha no formato .txz podemos instalar, abra um terminal e vá para o diretório onde baixou o pacote, instale com o comando:

Slackware:

#installpkg wine-1.3.25-i486-1sg.txz

Debian e seu filhos (ubunteiros amigos)

#dpkg -i nome do pacote.deb

Vamos configurar nosso wine com o comando:

#winecfg

Durante o processo você receberá uma mensagem que falta um pacote gecko, basta clicar install e o wine o baixará automaticamente.

Feito isso se abrirá uma janela de configuração, observe as guias encima nesta janela, só precisaremos configurar uma, clique em “drives”, aberta a janela clique em autodetect e em apply lá embaixo, feito isso clique em ok e a janela se fechará.

Instalando programas no wine

Esta parte não tem complexidade, dê o comando wine seguido do caminho do executável de instalação. Escolhi neste tutorial um dos símbolos do windows, o office, já que muitos não gostam do broffice.

#wine /root/programas/office2007/setup.exe

lembrando que você deve adpatar o caminho para onde estiver seu instalador.
Pronto, a janela de instalação se abre e você instala normalmente o programa.

Sim, instalei mais para onde foi?

Usuários de slackware a partir do 13.1 que utilizam o kde como interface gráfica, apenas reiniciem a máquina, e será criado um menu do wine dentro de aplicações, lá teremos acesso a tudo que foi instalado, usuários debian, também será criado um menu no gnome.

Como desinstalo?

Para desinstalar um programa use o comando:

#wine uninstaller

uma janela semelhante ao painel de controle do ruindows se abrirá, clique no programa que deseja desinstalar e clique em remove. Pronto será desinstalado

Imagem do office 2007 sendo executado no kde do linux:
http://www.imagebam.com/image/0429c8144099645

Download Wine – Slackware:
http://sourceforge.net/projects/wine/files/Slackware%20Packages/

Pacotes para outras versões podem ser baixados em:
http://www.winehq.org/download/ 

É isso pessoal, obrigado e até o próximo tutorial

Fábio Domingos da Silva
Co-fundador PDNs

2 ideias sobre “Tutorial Linux – Instalando programas windows no linux com Wine

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>